Publicado a 22/11/2020
Neste momento histórico em que vivemos dominado pelas questões pandémicas surge uma preocupação crescente com a saúde e com o sistema imunitário. É sabido que são as pessoas que não praticam exercício físico que têm mais doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão e por essa razão são consideradas grupo de risco para o corona vírus. Temos os exemplos mais extremados como os jogadores de futebol que não têm sintomas e não chegam a ter infecção por covid 19, portanto têm o vírus mas não têm infecção.
De um modo geral, as pessoas estão a ficar mais conscientes para a importância da prática do exercício físico, nesse sentido damos aqui mais algumas informações para dar o nosso contributo para a consciencialização da importância de um estilo de vida mais activo e saudável.
O sedentarismo criou doenças como a diabetes e hipertensão. O exercício físico reforça o sistema imunitário, previne e trata essas patologias.
Hoje sabe-se que o exercício físico tem a capacidade de promover alterações no sistema imunitário que se concretizam na transcrição e tradução do RNA mensageiro, na síntese proteica e proliferação celular. Estes processos são muito importantes para a manutenção de um bom sistema imunitário reforçando a replicação de um estado saudável. O contrário também é válido, é a inactividade física que cria as condições ideais para que possa surgir a doença, uma vez que existe um subaproveitamento do fenótipo. Ou seja, a expressão natural do organismo não ocorre da mesma forma de uma pessoa que pratica exercício físico adequado às suas necessidades e possibilidades.
A alimentação saudável é um factor de importância vital para a saúde humana, se em vez de frutas, legumes e fibras comermos comida processada, se comermos poucas proteínas e comermos excesso de hidratos de carbono o resultado não será bom.
Outro factor salientado pela organização mundial de saúde é também a vitamina D e a importância de estar em contacto com a luz natural, podemos resolver este problema fazendo marcha e corrida na rua.
No nosso blog temos diversas reflexões onde apresentamos o exercício físico e a alimentação como um medicamento natural ao serviço da saúde. Efectivamente, à medida que o tempo passa e a ciência avança estas ideias vão chegando a cada vez mais pessoas. Pensamos que isso é extremamente positivo e que a realidade da saúde das “ditas” sociedades desenvolvidas possa evoluir favoravelmente e ser invertida a tendência da última década.
Um personal trainer à sua medida
Lisboa, Portugal
Consiga os seus objetivos
A nossa equipa de Personal Trainers está ao seu lado, seja ao ar livre, no domicílio, no condomínio, ou até mesmo no acompanhamento Online.
Marcar aula gratuita© Copyright 2023 Fiquemforma. Todos os direitos reservados | Developed by Dynamik