////

Recomendações para a actividade física

Recomendações para a actividade física

Publicado a 02/11/2019

As recomendações para a actividade física devem ser seguidas por todos. Se assim for a população pode retirar imensos benefícios para a saúde e bem estar enquanto se afastam doenças cardiovasculares. Segundo a organização mundial de saúde (OMS) no mínimo devem ser cumpridos os 150 minutos por semana, ou seja uma hora e trinta minutos semanais, o que não é muito se tivermos em conta que uma semana tem 168 horas. Na nossa opinião é um começo mas as pessoas devem ser mais ambiciosas e devem ter no horizonte a possibilidade de ultrapassar esses 150 minutos para que a prática de exercício físico ganhe consistência.

Recomendações por faixa etária

Entre os 5 e os 17 anos:

Nas idades mais jovens as crianças devem ser livres para escolher as suas actividades e fazer um pouco de tudo. As brincadeiras com outros amigos são fundamentais, quer na escola, quer na zona de residência, no clube, na associação. Acreditamos que, em qualquer dos casos, a criança deve explorar, jogar, brincar informalmente e também, nomeadamente ao nível do clube treinar e competir formalmente com as devidas regras. A relação das crianças com as regras é também um tema interessante. As crianças quando estão a brincar em grupo têm uma enorme facilidade para inventar brincadeiras e códigos regulamentares que gerem as próprias brincadeiras. No contexto do clube as regras são impostas pela própria modalidade e pelos adultos que a coordenam. À medida que as crianças se desenvolvem vão deixando progressivamente as actividades informais e aderem às actividades formais. Por forma a serem desenvolvidas as capacidades cardiovasculares, a saúde óssea e psicológica devem praticar:
  • No mínimo 60 minutos de atividade física diária, moderada ou intensa; sendo que as actividades de elevada intensidade devem estar presentes três vezes por semana.
  • Dos 18 ao 65 anos:

    A actividade física é considerada quando existe o envolvimento de 2/3 da massa muscular, ou seja, se envolvermos a musculatura das pernas já podemos falar em actividade física. Podem ser comtempladas diversas actividades, aqui deixamos alguns exemplos:
    • Caminhar;
    • Pedalar;
    • Actividade laboral física;
    • Exercício físico formal indoor ou outdoor.
      De forma a manter a saúde cardiovascular, óssea e imunitária a OMS recomenda que no mínimo as pessoas façam:
    • 150 minutos de exercícios aeróbios moderados, ou 75 minutos intensos.
    Pela nossa experiência a consistência, a regularidade e o compromisso são a chave para a manutenção da saúde como temos vindo a explicar ao longo das publicações no blog da Fiquemforma. Estas são as recomendações mínimas, porém entendemos que os 250 minutos por semana potenciam os benefícios e o exercício acaba por ficar mais fácil em consequência de uma maior capacidade física.
Logótipo

Um personal trainer à sua medida

Parcerias

Pitada do Pai

Consiga os seus objetivos

A nossa equipa de Personal Trainers está ao seu lado, seja ao ar livre, no domicílio, no condomínio, ou até mesmo no acompanhamento Online.

Marcar aula gratuita

© Copyright 2023 Fiquemforma. Todos os direitos reservados | Developed by Dynamik

Whatsapp