É possível treinar sem dor?

Performance, resultados, condição física, dimensão psicológica do treino.

Há uma relação directa entre resultados e compromisso com o plano de treino. Sempre que os nossos clientes atingem um novo objectivo, seja a redução da massa gorda, seja aumento de massa muscular, aumento da flexibilidade e mobilidade articular ou aumento da performance, encontramos como ponto comum: o compromisso com o treino. Não há nenhuma dúvida quanto a esta questão.Tendo o compromisso como pré-requisito para alcançar objectivos, existe um factor que pode conduzir ao sucesso ou ao insucesso.

Relação com a dor no treino

Aqui entramos na dimensão mental do treino, que também se treina. Alguns dos nossos clientes tinham constrangimentos mentais para lidar com a dor no treino e conseguiram ultrapassá-los com a ajuda do treinador. Neste sentido acreditamos que o papel do personal trainer é fundamental em explicar tecnicamente ao cliente o que acontece no organismo humano ao fazer o processo fisiológico de adaptação ao treino. O esclarecimento e a informação são fundamentais para que o aluno tome consciência que o grau de dificuldade vai diminui, e que o praticante se vai adaptando progressivamente e vai tendo cada vez mais recursos para lidar mental e fisicamente com a dor. Entendemos que aqui existem ganhos que vão muito para além do treino. Conseguir ultrapassar as dificuldades em alterar a capacidade física traz ao indivíduo recursos que aumentam crença nele próprio que conduzem a uma maior auto-confiança e a uma atitude renovada perante a própria vida. O sucesso no treino muda as pessoas, não temos dúvidas quanto a isso.

Recompensa do treino

Não existem só dores e dificuldades, o bem-estar decorrente do treino ocorre porque são libertadas substâncias químicas no nosso cérebro que intervêm na regulação do humor e trazem-nos a sensação real de bem-estar.
Paralelamente, o facto de haver melhoria da saúde de um modo geral, e estarmos a prevenir todo o tipo de doenças também dão uma dose importante de motivação a quem treina.

Não é possível atingir resultados com o Treino, sem dor.

A dor faz parte do processo de treino, há um grau individual de dor e dificuldade que é suportável e possível e é resistindo a essa dor e a essa dificuldade que se melhoram as capacidades físicas. Nós nunca evoluímos se não nos esforçarmos em tentar ir mais além. Depois de o corpo se adaptar já pode realizar a mesma tarefa com menor dificuldade.

Artigos Semelhantes