Como ter um bom sistema imunitário?

Hoje temos informação muito detalhada em relação à imunidade dos humanos. É sabido que a nossa herança genética tem um peso muito significativo na nossa condição imunitária, mas não só. A forma como crescemos é também determinante. As crianças que brincam ao ar livre têm contacto com agentes agressores e ficam mais preparadas para lutar contra agentes patogénicos do que as crianças que não têm experiencias duradouras em meio natural. Outro eixo determinante para um sistema imunitário saudável é a triologia alimentação, repouso e hidratação. É durante o sono que são libertadas algumas hormonas responsáveis pela reparação de tecidos e onde ocorre a regeneração celular. Para que esses processos ocorram eficazmente é também muito importante que a alimentação não seja feita através de alimentos processados e seja o mais saudável possível. A hidratação é também fundamental para o nosso equilíbrio, a nossa vida depende da água, todos os processos fisiológicos dependem directamente da nossa hidratação.

A imunidade conquista-se na infância

Cada vez que uma criança está na natureza e faz um corte numa perna, se pica num cato, é mordida por um bicho, ela reage a essas situações e ao mesmo tempo, ela guarda a memória dessa intervenção imunitária o que a prepara para toda a vida. Há de facto um ganho fortíssimo nas crianças que têm contacto com vírus e bactérias, o sistema imunitário aprende a identificar estes agentes e a compreender que não fazem parte do organismo e então não só aprendem a combater esses elementos, como guardam a memória desse combate que fica para a vida fora.
O que podemos fazer para melhorar a nossa imunidade na vida adulta?

  • Alimentação saudável
  • Não fumar
  • Consumir álcool moderadamente
  • Dormir 8 horas
  • Respeitar a hidratação
  • Praticar exercício físico

Em diversos artigos aqui no blog da Fiquemforma já falámos das adaptações fisiológicas provocadas pela actividade física. Hoje é largamente difundido o impacto positivo que a actividade física tem para a saúde quer dos órgãos individualmente, quer do sistema imunitário no seu conjunto. É sabido que ter uma composição corporal equilibrada é muito importante. As pessoas obesas ou com excesso de peso são muito mais susceptíveis a contraírem doenças que as pessoas com o peso normal. Durante a pandemia Covid 19 estas questões têm sido postas em evidência e tem sido mais fácil chegar às pessoas no sentido de as consciencializar para a necessidade de terem um estilo de vida saudável. Na Fiquemforma os treinos podem ser realizados na rua, na praia, em parques como o Parque Florestal de Monsanto ou no Jamor o que atende a uma dupla necessidade – a actividade física e o contacto com a natureza. Em tempos pandémicos as pessoas passam mais tempo em casa em teletrabalho e os programas de treino outdoor da Fiquemforma têm contribuído que mais pessoas tenham um estilo de vida mais saudável.

Blog - Fiquemforma