Treinar em casa durante a pandemia covid 19

Aula de personal trainer por vídeo chamada.

Há imensas soluções para poder treinar em casa, mesmo sem material específico. Na Fiquemforma já temos uma larga experiencia nos treinos em casa e para nós é com bastante normalidade que olhamos para os treinos realizados em casa. A bateria de exercícios que fomos desenvolvendo ao longo dos anos garante-nos uma eficácia muito grande na prescrição dos treinos no domicílio. Os nossos clientes estão a conseguir treinar normalmente através das aulas de personal trainer por vídeo chamada, bem como através da utilização da nossa plataforma de treino online, onde têm a monotorização do personal trainer.

Quais os melhores métodos para organizar o treino?

Como sempre, é importante compreender muito bem quais as características do aluno em diversas dimensões, tendo em conta sempre a individualidade do praticante e os objectivos. É possível escolher a metodologia mais adequada e planear de forma individualizada o treino para que possa efectivamente ser eficiente e produzir os resultados pretendidos.

Que tipos de necessidades podemos trabalhar?

Mobilidade articular; Flexibilidade e postura; Melhoria do funcionamento do aparelho cardiovascular; Aumento da Força; Perda de gordura; Aumento de massa muscular.

Estas dimensões normalmente não são trabalhadas isoladamente, uma vez que quem precisa de trabalhar por exemplo a mobilidade articular, também pode necessitar de perder gordura, ou quem precisa de desenvolver a massa muscular também pode precisar de desenvolver a capacidade cardiovascular.

Posto isto, entramos então no tipo de soluções para cada uma destas dimensões e aí temos de considerar a capacidade técnica de cada praticante. Quando o aluno não tem muita experiencia podemos recorrer a soluções isométricas, ou de menor complexidade para que o praticante possa ir construindo uma muito maior consciência corporal, num curto espaço de tempo. Após este período adaptativo podemos então começar a imprimir movimentos mais complexos em total segurança.

Que materiais posso adaptar?

Caso não existam materiais no âmbito do treino, é perfeitamente possível dar um treino adequado às capacidades e necessidades do cliente usando apenas uma cadeira, o peso do corpo, uma toalha e o solo. Podem ser trabalhados todos os grupos musculares desta forma, aplicando o tempo de esforço e o tempo de repouso ao objectivo traçado.

O treino em casa é de facto um recurso excelente que garante a regularidade e o contacto próximo com o treino. As soluções são diversas e os resultados acontecem naturalmente, precisamente por haver método e regularidade. Numa fase onde as pessoas não podem ir ao ginásio, ora porque está fechado, ora porque têm medo do contágio, a solução de treinar no domicílio é sem dúvida a garantia da continuidade da prática organizada do exercício físico com a ajuda do personal trainer recorrendo à vídeo-conferência ou à nossa plataforma de treino online que durante esta fase tem sido um recurso bastante usado pêlos nossos clientes.

Artigos Semelhantes