Facebook Blog - Fiquemforma

Treinar em casa durante a pandemia covid 19

Há imensas soluções para poder treinar em casa, mesmo sem material específico. Na Fiquemforma já temos uma larga experiencia nos treinos em casa e para nós é com bastante normalidade que olhamos para os treinos realizados em casa. A bateria de exercícios que fomos desenvolvendo ao longo dos anos garante-nos uma eficácia muito grande na prescrição dos treinos no domicílio. Os nossos clientes estão a conseguir treinar normalmente através das aulas de personal trainer por vídeo chamada, bem como através da utilização da nossa plataforma de treino online, onde têm a monotorização do personal trainer.

Quais os melhores métodos para organizar o treino?

Como sempre, é importante compreender muito bem quais as características do aluno em diversas dimensões, tendo em conta sempre a individualidade do praticante e os objectivos. É possível escolher a metodologia mais adequada e planear de forma individualizada o treino para que possa efectivamente ser eficiente e produzir os resultados pretendidos.

Que tipos de necessidades podemos trabalhar?

Mobilidade articular;

Flexibilidade e postura;

Melhoria do funcionamento do aparelho cardiovascular;

Aumento da Força;

Perda de gordura;

Aumento de massa muscular.

Estas dimensões normalmente não são trabalhadas isoladamente, uma vez que quem precisa de trabalhar por exemplo a mobilidade articular, também pode necessitar de perder gordura, ou quem precisa de desenvolver a massa muscular também pode precisar de desenvolver a capacidade cardiovascular.
Posto isto, entramos então no tipo de soluções para cada uma destas dimensões e aí temos de considerar a capacidade técnica de cada praticante. Quando o aluno não tem muita experiencia podemos recorrer a soluções isométricas, ou de menor complexidade para que o praticante possa ir construindo uma muito maior consciência corporal, num curto espaço de tempo. Após este período adaptativo podemos então começar a imprimir movimentos mais complexos em total segurança.

Que materiais posso adaptar?

Caso não existam materiais no âmbito do treino, é perfeitamente possível dar um treino adequado às capacidades e necessidades do cliente usando apenas uma cadeira, o peso do corpo, uma toalha e o solo. Podem ser trabalhados todos os grupos musculares desta forma, aplicando o tempo de esforço e o tempo de repouso ao objectivo traçado.
O treino em casa é de facto um recurso excelente que garante a regularidade e o contacto próximo com o treino. As soluções são diversas e os resultados acontecem naturalmente, precisamente por haver método e regularidade. Numa fase onde as pessoas não podem ir ao ginásio, ora porque está fechado, ora porque têm medo do contágio, a solução de treinar no domicílio é sem dúvida a garantia da continuidade da prática organizada do exercício físico com a ajuda do personal trainer recorrendo à vídeo-conferência ou à nossa plataforma de treino online que durante esta fase tem sido um recurso bastante usado pêlos nossos clientes.