Facebook Blog - Fiquemforma

Quer perder peso? Mantenha o nível de açúcar no sangue constante, sem picos!

Escolha as suas fontes de Hidratos de Carbono!

Escolher 4 fontes dominantes na sua dieta é fundamental para equilibrar o balanço calórico. Manter a consistência na alimentação é imprescindível para obter resultados. Escolher 4 boas fontes de hidratos de carbono como a quinoa, batata doce, massa integral e aveia coloca-o longe dos picos de açúcar e sentirá muito menos vontade de comer doces e sobremesas que destroem o que faz no treino.

Para perder peso, mantenha o nível de açúcar constante.

Se conseguir manter a glicose sanguínea estável vai conseguir perder gordura e ganhar massa muscular com muito mais facilidade se compararmos com as oscilações de açúcar por via dos doces, por exemplo. Para além desta oscilação originar uma produção aumentada de insulina, a presença desnecessária de glicose leva inevitavelmente ao aumento de gordura.

Quais os alimentos que nos devem preocupar mais?

– Doces;

-Refrigerantes;

– Comida processada;

– Pão.

Porém, existem outros alimentos que são considerados limpos que têm imensos açúcares de degradação rápida e o seu consumo deve estar controlado.
Consuma Alimentos Ricos em Fibras Alimentares

Quais os alimentos a que devemos dar prioridade?

São sem dúvida os alimentos ricos em fibras alimentares que têm menor índice glicémico. Estes alimentos, pela sua natureza, são de digestão mais lenta e os açúcares entram necessariamente mais devagar na corrente sanguínea, o que garante a inexistência de picos de açúcar.
Inclusivamente pode cruzar um alimento rico em açucares saudáveis como diversas peças de fruta, ou um hidrato de carbono rico em fibras e que contenha também proteínas. Desta forma assegura também o controlo do apetite. Não nos devemos esquecer como dizemos muitas vezes que é importante cruzar os 3 macronutrientes.

Não consuma hidratos de carbono isoladamente!

Esta é outra informação bastante valiosa. Até mesmo quando comete um deslize e não consegue resistir a uma sobremesa deve fazê-lo no fim de uma refeição completa. Os malefícios das sobremesas não serão tão catastróficos quando ingeridos em conjunto com uma fonte de proteínas e gorduras.
O consumo de hidratos de carbono deve ser sempre associado às proteínas e às gorduras. Esta é a forma de não fomentar os picos de açúcar.

Vantagens em consumir boas fontes de proteínas, hidratos de carbono e gorduras em conjunto:

– Maior eficiência na perda de peso;
– Regulação do aparelho digestivo;
– Prevenção de doenças como a diabetes e arteroesclerose.

A escolha das boas fontes de macronutrientes é fundamental.

Quer emagrecer ou manter uma boa composição corporal?

Mantenha a glicémia constante, evite as súbitas abruptas.
Os alimentos de baixo valor glicémico são sempre as melhores escolhas. Procure nos rótulos por I.G. Este índice tem somente a ver com a velocidade com que os açúcares são absorvidos pelo organismo.
O facto de o índice ser baixo não significa que os alimentos não tenham um alto valor biológico, pelo contrário.Neste caso, os açúcares entram lentamente na corrente sanguínea.

Excepções ao fim de semana?

Ouvimos dizer muitas vezes que ao fim de semana a dieta é para esquecer e nós ajudamos sempre as pessoas que pensam assim, fazendo contas. Então se o ano tem 365 dias quantos dias têm os fins de semana? 105 dias.
Acredita mesmo que se estourar o seu balanço calórico em 105 dias por ano vai ter uma boa composição corporal?
É uma pena, mas isso é impossível. A dieta do liga/desliga não resulta. O nosso organismo precisa de sinalizações consistentes. Na Fiquemforma acreditamos que as excepções só podem ser compensadas com mais treino e portanto, se no fim de semana bebeu uma garrafa de vinho tinto, então de grosso modo sugerimos que vá correr 10 km para equilibrar o que consumiu com o que gastou.

A falta de conhecimento da generalidade das pessoas é preocupante.

É bastante estranho que as pessoas, de um modo geral não conheçam o que devem comer por dia, nem quantos minutos de treino devem fazer, nem a intensidade com que o devem fazer. Saber para que servem as proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras e quais as melhores fontes de macronutrientes é imprescindível para uma boa alimentação. Passamos a esclarecer algumas questões importantes:

Quantas refeições devemos fazer por dia?

6 a 7.

Porque é que não devemos saltar refeições?

Vamos deixar o organismo em modo de salvação e assim vamos destruir massa muscular, tornando o organismo menos eficiente e consequentemente vamos acumular mais gorduras.

Quais são as necessidades calóricas?

Depende da actividade diária de cada individuo e da sua composição corporal. Um personal trainer pode ajudá-lo a obter esta resposta.

Quanta água devemos beber diariamente?

1 litro de água por cada 30 kg de peso.

Quantos minutos de treino vigoroso devo realizar, por semana para manter o peso?

150 minutos.

Quantos minutos de treino vigoroso devo realizar, por semana para perder o peso?

250 minutos.

O que é o treino vigoroso?

Quando treina acima dos 60% da sua capacidade máxima.

Quantas horas devemos dormir por dia?

7 a 8.

Portanto, se fizer boas escolhas consistentemente vai ter resultados. É o somatório e o equilíbrio consistente de todos os elementos destacados ao longo deste artigo que fazem aparecer os resultados e a sua manutenção, ao longo da vida.