Facebook Blog - Fiquemforma

Que ténis devo usar para correr?

De modo a prevenir eventuais lesões e aumentar o conforto na corrida deverá escolher o tipo de calçado em função do amortecimento que se adequa ao seu nível de prática e ao seu tipo de passada.
A corrida tem especificidades que convém salvaguardar. O facto de ser uma actividade cíclica e de haver um permanente repetição do gesto técnico predispõe as articulações, os músculos e os tendões a uma solicitação constante. É por isso importante a escolha de um calçado adequado à actividade. Não servem quaisquer ténis.
Normalmente os iniciantes vão precisar de uns ténis com uma boa capacidade de amortecimento. Anatomicamente os iniciantes ainda não estão adaptados à corrida e o amortecimento vai dar um maior conforto não só no pé mas em todas as articulações que participam no gesto técnico da corrida. Por outro lado é comum entre iniciantes haver algum peso para perder e nesse sentido existe uma maior necessidade de amortecimento e de protecção articular.
No caso dos corredores experimentados, o amortecimento afecta a performance, isto porque o calçado que mais amortece também é o que tem uma saída do chão mais lenta e os corredores mais avançados estão preocupados precisamente com essa dinâmica de saída do chão e tudo acontece na parte na frente do pé. Apesar dos iniciados e avançados fazerem a mesma actividade, são solicitações absolutamente distintas.
O piso também é importante para a escolha dos ténis e aqui existem soluções para estrada, pista e trail. Seria um desperdício estar a correr na serra com uns ténis de estrada, por exemplo.

Tipos de passada na corrida

Pronadora

Quando a recepção ao solo é feita primeiramente com a parte interna do pé devido à eversão deste, aumentando o risco de lesão.

Neutra

Considerada como a passada ideal em termos de economia de esforço e estabilidade articular, sendo que o risco de lesão neste tipo de passada poderá ser menor.

Supinadora

É precisamente oposta à pronadora, verificando-se uma inversão do pé e do tornozelo, aumentando o risco de lesão.