Facebook Blog - Fiquemforma

Quantas Calorias tem 1 grama de Álcool?

As bebidas alcoólicas têm sempre duas consequências para o organismo: a desidratação e o açúcar. A regulação da temperatura corporal é algo que o nosso organismo faz em permanência. Quando nós perdemos água, ou ingerimos substâncias que nos façam elevar a temperatura corporal, o nosso sistema de termorregulação vai ser mais solicitado. Para além deste trabalho adicional que estamos a dar ao nosso organismo, vem o problema do tecido muscular, quanto mais sobreaquecemos por via do consumo de álcool, mais tecido muscular vamos perder, visto que quando o organismo começa a desidratação é ao tecido muscular que vai buscar água.
Quando estamos sobre o efeito de bebidas alcoólicas a nossa frequência cardíaca sobe. Após o consumo, a nossa frequência de repouso também sofre as consequências. É normal que após um jantar “bem regado” o coração bata entre 10 a 30 batimentos cardíacos a mais, durante o sono. Portanto, o repouso não será tão reparador após uma noite de consumo alcoólico. Esta é uma consequência absolutamente linear e directa que se pode mensurar até mesmo com um cardiofrequencímetro. Não é por acaso que na alta competição os atletas estão proibidos de ingerir bebidas alcoólicas na véspera dos jogos.

A energia do álcool

1 grama de álcool é equivalente a 7 Kcal.

A distribuição calórica padrão dos alimentos ingeridos diariamente deve ser a seguinte:

  • 50 a 60% de hidratos de carbono
  • 10 a 15% de proteínas
  • 20 a 25% de lípidos
    O álcool também tem o seu contributo energético, contudo, não pode ser considerado como nutriente, pois não funciona como tal, é um diurético. As suas calorias são consideradas calorias mortas, visto que apenas servem para acumular gordura. Como em tudo na vida deve haver moderação. No caso específico do álcool achamos que se houver consciência dos seus efeitos a moderação ocorre mais facilmente. Ainda assim o que sugerimos sempre que houver ingestão de álcool é que deve consumir mais água, precisamente para compensar a desidratação provocada pelo álcool.