Facebook Blog - Fiquemforma

Quais os são os melhores Personal Trainers?

PT, Treinador Pessoal, Coach, Professor de Educacao Fisica

O conhecimento e a formação são sem sombra de dúvida a base de qualquer bom profissional, contudo, os melhores profissionais são os que realizam os exercícios que prescrevem.
A responsabilidade, o cumprimento de horários devem ser exemplares, só assim é possível exigir que os alunos sejam cumpridores.
A qualidade da prescrição dos planos de treino é um factor a ter em conta. Se os planos de treino estão feitos de forma atabalhoada, com erros técnicos, cargas ou intensidades desajustadas, deve ficar alerta, visto que podem ser sintomas de que o personal trainer não está envolvido no processo que o cliente está a viver, seja qual for o seu objectivo.
A qualidade das correções que são feitas durante os treinos dependem directamente também da experiência prática do treinador. Os treinadores que só fazem musculação têm mais dificuldade em dar feedbacks assertivos.
Todos os treinadores pessoais devem conseguir cumprir o que está estipulado pela bateria de testes do Fitnessgram (referência mundial para a aptidão física). Destacamos os seguintes testes:
– 61 a 94 trajectos em homens; 41 a 51 em mulheres no Vai vem em 20 metros, teste aplicado em dificuldade crescente usando os tempos estipulados pela bateria;
– 5 a 8 elevações na barra para homens e 1 a 2 para mulheres;
– 18 a 35 Extensões de braços para homens e 7 a 15 para mulheres;
– 5 a 8 Flexões de Braços em Suspensão (Elevações em barra fixa) para homens e 1 a 2 para mulheres.
No nosso entender, apenas os treinadores que se encontram na zona saudável da bateria de testes do Fitnessgram podem falar do treino com propriedade e serem respeitados enquanto profissionais. Pergunte ao seu treinador se consegue fazer no mínimo 5 elevações na barra, se consegue correr 10 km abaixo dos 55 minutos, por exemplo.
Outro aspecto que, quanto a nós, é determinante, desincentivar o uso de substâncias dopantes para atingir resultados. Infelizmente, nesta classe profissional, há treinadores que usam estas substâncias e que inclusivamente prescrevem o seu uso. Se perceber que isto acontece, arrepie caminho. Os personal trainers devem ser sempre veículos de promoção de saúde e devem ser um exemplo de força, garra e determinação.

Na vida existe espaço para tudo, nesse sentido partilhamos aqui um link com uma notícia que resume a actividade profissional de uma das nossas treinadoras, a Xana Magalhães, onde poderá inspirar-se com o exemplo da treinadora. https://www.soloadventures.org/post-unico/2019/03/24/Xana-as-licoes-de-um-shot-de-energia-em-pessoa