Facebook Blog - Fiquemforma

Pós confinamento – treino outdoor

O treino Outdoor é a solução mais viável e segura para o regresso à nova normalidade. O treino ao domicílio e no condomínio, embora seja uma solução relativamente segura, dará lugar ao treino outdoor onde o risco é anulado pelo cumprimento das recomendações da direcção geral de saúde, no que toca ao distanciamento e às regras de etiqueta respiratória. A desinfecção dos materiais, o uso de máscara por parte dos personal trainers garante o cumprimento das medidas decretadas.
Na Fiquemforma temos já uma larga experiencia no treino outdoor. O treino funcional é um dos recursos usados. Os materiais são bastante diversos e dependem do tipo de cliente e do objectivo que se quer trabalhar.

As pessoas já estão fartas de estar fechadas em casa.

O treino ao ar livre também resolve este problema fundamental, o do confinamento. Foi e continua a ser necessário o confinamento, tendo em conta as circunstâncias provocadas pelo coronavírus, ainda assim o treino na rua é um excelente escape à reclusão domiciliária. Nesse sentido, a motivação dos clientes para o treino ao ar livre é muito alta e tem também vantagens para a prevenção em relação ao coronavírus, como o contacto com os raios solares. É sabido que a vitamina D é uma protecção contra a covid 19, assim como o treino, uma vez que vão, em conjunto, reforçar o sistema imunitário. Para além disto, o treino na rua vai traz imensos benefícios para a própria saúde mental, que é outra dimensão a que a organização mundial de saúde tem feito destaque.

Recuperar a capacidade cardiovascular provocada pela quarentena

O treino outdoor cria também condições de excepção para recuperar a aptidão física perdida. Na Fiquemforma vemos sempre o treino nas dimensões: força, flexibilidade, velocidade, resistência, coordenação motora e mobilidade. No espaço exterior podemos treinar todas estas capacidades, ao invés do espaço fechado, onde mesmo que haja o recurso a uma passadeira, nunca substituirá o treino de velocidade ou o treino de corrida. Na rua podemos treinar velocidade, por exemplo e por não haver limites de espaço, o treino da agilidade e da coordenação motora também podem ser trabalhadas em toda a sua plenitude.
As vantagens do treino outdoor são imensas quer em termos de saúde, quer em termos da própria organização do treino.