Personal trainer e recuperação da Covid 19

Hoje é sabido que há quem tenha tido o vírus e não teve infecção e há quem tenha tido o vírus e a infecção. Nas pessoas que tiveram infecção há diversos níveis de gravidade. Efectivamente a condição física de partida para uma doença deste tipo vai influenciar muito a forma como evolui a infecção bem como decorrerá a recuperação. Segundo a comunidade científica, a vacinação é o maior aliado na prevenção da doença grave.

O VO2max (consumo máximo de oxigénio) é um parâmetro muito importante para aferir a capacidade que o paciente terá para lidar com uma quebra significativa do oxigénio disponível em casos em que a infecção gera comprometimento dos pulmões. De uma forma geral quem teve infecção teve uma redução da aptidão cardio-respiratória passou por dificuldades e teve de ter suporte de oxigénio. Quanto mais grave for a doença maior é a perda da capacidade. As pessoas que ficam mais afectadas e acabam por necessitar de cuidados intensivos têm necessariamente consequências maiores. Cerca de metade destas pessoas desenvolvem fraqueza muscular e dificuldades na emissão de sinais eléctricos do cérebro para os músculos. As pessoas deixam de ter controlo absoluto sobre os músculos, sentem-se fragilizadas e pouco autónomas.

Recuperar com a ajuda do Personal Trainer

Não se sabe tudo acerca da recuperação por coronavírus. No momento actual julga-se que a combinação do trabalho aérobio e de resistência muscular pode devolver a autonomia desejada. O trabalho aeróbio devolve paulatinamente a capacidade de aporte de oxigénio nos pulmões. Este trabalho deve ser de intensidade moderada.
Além da perda de função muscular e cardio-respiratória, os pacientes podem sofrer de problemas psicológicos como delírio, depressão e stress pós traumático. A reabilitação para estas pessoas deve comtemplar todas estas dimensões e envolver médicos, psicólogos e personal trainers. Só actuando em conjunto é que se pode alcançar uma resposta consequente para um problema tão delicado.
Há que manter a esperança, pois já existem muitos casos de pessoas que já recuperaram parcialmente ou totalmente muitas das capacidades perdidas.

// First try loading jQuery from Google's CDN // Fall back to a local copy of jQuery if the CDN fails window.jQuery || document.write('