Facebook Blog - Fiquemforma

O que é a Retenção de Líquidos?

Provavelmente, já deve ter sentido um aumento repentino de peso sem ter alterado os seus hábitos alimentares e estilo de vida.

Como podemos aumentar de peso num curto intervalo de tempo?

O nosso corpo é constituído maioritariamente por água e, este equilíbrio é

regulado naturalmente e na maioria das vezes revertido na plenitude sem tomarmos nenhuma medida.

No entanto, existem situações em que o corpo não consegue regular-se autonomamente e a consequência será a saída de água dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo, levando à sensação de ”inchaço” (edema). Os sintomas incluem distensão abdominal, corpo cansado, especialmente as pernas, e “inchaço”, com maior propensão pelos tornozelos, mãos e pés.

Silhueta, definição abdominal, abs, baixa gordura

As causas mais comuns da retenção de líquidos são: a pressão atmosférica das viagens de avião, assim como as longas horas sentado, alterações hormonais, alimentação rica em sal, alguns medicamentos, como o utilizado para controlar a pressão arterial, assim como algumas doenças, tanto cardiovasculares como circulatórias.

Para evitar esta situação, é recomendado:

– Reduzir a ingestão de sal na sua alimentação, assim como todos os alimentos e produtos alimentares, especialmente os mais processados, que apresentam um elevado teor de sal. O sódio é um dos componentes do sal de cozinha, e pela sua natureza, liga-se à agua, daí que seja recomendado a sua redução ou mesmo eliminação.
– Aumentar a ingestão de micronutrientes, presente em alguns dos alimentos abaixo referidos:
– Magnésio presente na banana, cereais integrais, vegetais de folhas verdes e
chocolate negro.
– Vitamina B6 presente nas nozes, carne, batata e banana.
– Potássio presente na banana, abacate e tomate.
– Evitar hidratos de carbono simples, como farinhas refinadas e alimentos açucarados, uma vez que o estímulo da insulina causado pela ingestão destes alimentos, conduz à reabsorção de sódio pelos rins e consequentemente à retenção de água.
– Manter-se activo de forma a estimular a circulação.
– Beber mais água, uma vez que quanto mais água bebe mais é eliminada, e com esta, são excretadas toxinas acumuladas no seu corpo.
Estas são algumas dicas que podem melhorar o seu desconforto. Contudo, se o problema persistir deve consultar um médico para entender a origem da retenção hídrica.