Facebook Blog - Fiquemforma

Mais actividade física, mais neurónios!

Com actividade Física posso melhorar o rendimento do meu Cérebro?

Hoje, podemos afirmar que o treino melhora o desempenho do cérebro humano, na medida em que o armazenamento de informação melhora com o treino, assim como o funcionamento do próprio cérebro. Naturalmente que as actividades mais eficazes, neste sentido, são as actividades que mobilizam a nossa massa muscular e a nossa capacidade aeróbia. Destacamos a corrida, o ciclismo e a natação. São estas as actividades que mais estimulam a formação de novos neurónios no cérebro.

As actividades aeróbicas são as que trazem mais

As actividades aeróbias fazem com que o fluxo sanguíneo no cérebro seja alto e naturalmente que essa consequência traz diversos benefícios, onde destacamos a perfusão sanguínea. Estas actividades têm um papel importantíssimo na passagem do sangue, entrega de nutrientes e oxigénio no cérebro e não há nenhuma outra actividade que supere os benefícios da corrida, ciclismo e natação. Apenas a musculação pode aproximar-se, mas estamos sempre a falar de praticantes experientes e ainda assim a musculação pode ser vista como benéfica também no sentido em que o aumento da robustez física confere uma maior capacidade para o próprio desempenho das tais actividades aeróbicas. A musculação é importante também na prevenção de lesões, o que permite manter a prática das actividades com maiores benefícios neurológicos.

Fazer Exercício Físico é sinal de inteligência

O inverso também é verdadeiro: o treino físico melhora o desempenho Cerebral. «É como tomar um pouco de Prozac (Antidepressivo) ou de Ritalina (substância que melhora a concentração), usada para tratar o défice de atenção no momento certo.» ilustra Jhon Ratey, médico, professor em Harvard. Arthur Kramer, professor de neurociência da Universidade do Illinois, refere que não é preciso ser um super atleta, e que desde que melhore a sua capacidade cardiovascular, já vai sentir os benefícios. Porém, quanto maior for a intensidade maiores são os benefícios. Ao longo dos nossos artigos temos sempre destacado a importância da variabilidade no treino. Existem actividades que se complementam, como a musculação e as actividades aeróbicas. O reforço da musculatura para além de ser vantajoso em termos de composição corporal será importante para dar estrutura aos praticantes de corrida, ciclismo e natação.