Facebook Blog - Fiquemforma

Índice Glicémico dos hidratos de carbono

Hidratos de Carbono, Açucares, Massas Alimentícias, Índice Glicémico.
O Índice Glicémico (IG) corresponde à velocidade de elevação do açúcar (glucose) no sangue, após o consumo de determinado alimento. A situação ideal é aquela onde os alimentos ficam disponíveis para o fornecimento de energia durante o maior tempo possível.
Quanto mais alto for o IG, maior é a velocidade a que aumentam os níveis de glucose no sangue (glicémia).
Os HC complexos têm um IG inferior aos HC simples. Alguns alimentos ricos em amido (HC complexos) produzem respostas de glicémia similares à da glucose (IG=100), como por exemplo, as batatas assadas que têm um IG>85). Por outro lado, a elevação da glicémia provocada por alguns açúcares simples como a frutose (IG<60), é bastante mais lenta do que a induzida por outros alimentos ricos em HC complexos como o pão branco (IG>85) e o arroz branco (IG>85).
De salientar também que os HC quando são ingeridos isoladamente, são rapidamente absorvidos. Quando são consumidos numa refeição com vários alimentos a velocidade de absorção é menor. As gorduras e as proteínas tendem a retardar o esvaziamento gástrico, assim a elevação dos níveis de açúcar é gradual. 
Nota: Procure nos rótulos dos alimentos por (IG) 
Fonte: Fiquemforma