Facebook Blog - Fiquemforma

Exercício físico depois dos 65 anos

Dentro do espectro da actividade física existem múltiplas possibilidades. A definição clássica da actividade física tem sempre uma componente fisiológica, visto que considera sempre que são necessários 2/3 do envolvimento do tecido muscular para poder ser considerada actividade física.Portanto a actividade física pode ser caminhar, pedalar, trabalhar, exercício físico estruturado. O exercício pode ser realizado no seio familiar ou comunitário. Existem múltiplos benefícios mantendo o critério dos 2/3 do envolvimento da massa muscular tendo em vista a capacidade cardiorespiratória, a saúde óssea, a mobilidade articular, saúde do cérebro e a regulação do humor.

Quais são as recomendações para pessoas com mais de 65 anos?

— 150 minutos de exercício aeróbio moderado, ou 75 minutos de actividade aeróbia intensa;
— A actividade aeróbia pode ser desenvolvida em períodos de pelo menos dez minutos de duração;
— Chegar aos 300 minutos de exercício aeróbio moderado ou aos 150 minutos de actividade aeróbia intensa trazem benefícios adicionais.
— Os adultos desta com mais de 65 anos que tenham mobilidade reduzida devem fazer actividade física no mínimo três dias por semana. Vão ter benefícios em termos de equilíbrio e vão prevenir as quedas.
— O fortalecimento muscular pode ser realizado em dois ou mais dias da semana.
— Adultos desta faixa etária que não possam fazer a quantidade recomendada de actividade física devido a condições de saúde devem ser tão fisicamente activos quanto suas limitações o permitirem.
Fonte: Organização Mundial de Saúde