Facebook Blog - Fiquemforma

Erros Comuns nos «runners»

A corrida envolve muitas dimensões do organismo humano e numa fase inicial a quilometragem e a intensidade devem introduzidas e aumentadas progressivamente. Existem muitas adaptações a fazer nas articulações, músculos, tendões e no sistema cardiorrespiratório. Neste sentido, aconselhamos que não aumente mais que 5 quilómetros por semana. Desta forma estará a prevenir lesões como a canelite e a garantir a consistência no seu padrão de treino. De nada vale treinar 15 dias, se depois tem de interromper 20 dias. O corpo assim não tem a possibilidade de absorver o treino.

Características dos praticantes

Destacamos o peso e o passado desportivo. Se houver peso a mais é fundamental dar importância à duração da actividade, em detrimento da intensidade, de maneira que o organismo se vá adaptando naturalmente e que, no decorrer desse processo, haja uma redução significativa do peso e nessa altura sim, pode pensar em intensidade. No caso do passado desportivo, esta dimensão é de enorme importância. Existe memória muscular e efectivamente quem praticou exercício de forma consistente por vários anos está em melhores condições que quem nunca praticou. Este factor pode fazer com que o processo seja menos conturbado e mais célere.

Objectivos

A definição de objectivos é importante, uma vez que a motivação vai sendo crescente à medida que os resultados vão aparecendo. Alertamos para o facto de que os objectivos devem ser realistas e devem considerar a frequência cardíaca de treino, de repouso e o volume de treino semanal.

Erros nos corredores iniciantes

1- Iniciar a prática desportiva sem um exame médico;
2- Correr sempre ao mesmo ritmo nos treinos;
3- Não alongar no fim do treino/prova;
4 – Hidratação insuficiente;Corrida, Atletismo, Ar livre, 10 Km
5 – Descurar o reforço muscular;
5 – Calçado inadequado;
6 – Não respeitar as fases de recuperação pós-competição,
7 – Partir demasiado rápido no início da prova;
8 – Ausência de aquecimento nas provas;
9 – Colocar objectivos demasiado ambiciosos, tais como, a realização de uma maratona ao fim de um ano de pratica de corrida.