Facebook Blog - Fiquemforma

Dormir uma boa noite de sono queima quantas calorias?

Temos vindo a falar nesta problemática com alguma regularidade. Efectivamente a quantidade e a qualidade do sono são condições que influenciam fortemente os resultados num processo de emagrecimento por via da redução de gordura.

Semana padão de noites mal dormidas.

Segunda-feira – 6 Horas (Sensação de cansaço ao acordar)
Terça-feira – 6 Horas (Sensação de cansaço ao acordar)
Quarta-feira – 7 horas (Sensação de sono reparador)
Quinta-feira – 6 horas (Sensação de cansaço ao acordar)
Sexta-feira – 6 horas (Sensação de cansaço ao acordar)
Sábado – 8 horas (Sensação de sono reparador)
Domingo – 8 horas (Sensação de sono reparador)

Partindo deste padrão, quantas horas de sono estão em déficit por dia da semana, anualmente?

52 Segundas-feiras (Menos 2 horas de sono que o recomendado) Total ano – 104 horas a menos.
53 Terça-feira (Menos 2 horas de sono que o recomendado) – Total ano – 106 horas a menos.
52 Quarta-feira (Menos 1 hora de sono que o recomendado) – Total ano – 52 horas a menos.
53 Quinta-feira (Menos 2 horas de sono que o recomendado) – Total ano – 106 horas a menos
52 Sexta-feira (Menos 2 horas de sono que o recomendado) Total ano – 104 horas a menos.
52 Sábado (Dormiu as horas de sono recomendas) Sono dentro das recomendações.
53 Domingo (Dormiu as horas de sono recomendas) Sono dentro das recomendações.

Total anual de horas de sono em défice.

Partindo deste exemplo de uma semana padrão, sáo 472 horas de privação de sono por ano. Neste caso específico e tendo em conta que uma semana completa tem 168 horas, esta “pessoa abstracta” que é bastante representativa, neste exemplo até bastante optimista, não dorme 2,81 semanas por ano. Neste exemplo, ao fim de uma década, houve uma privação de sono de 28 semanas, o que equivale a 40704 horas.
A privação de sono influencia bastante a saúde e a própria longevidade. Diversos estudos têm confirmado que a privação do sono afecta bastante a composição corporal e cria maiores dificuldades em perder peso, mesmo fazendo exercício.
A Annals of Internal Medicine refere que duas noites de sono incompletas têm potencial para condicionar o metabolismo. Neste processo é produzida uma hormona que provoca fome, a ghrelina e é reduzida a substância que reduz o apetite, a leptina.
Na prática, esta situação leva a um aumento do aporte calórico em 20%.
O American Journal of Clinical Nutrition reforça este estudo e traduz estes dados em termos calóricos ao referir que uma noite de pouco sono e de má qualidade pode provocar o aumento de consumo alimentar em 300 calorias.
É durante o sono que o nosso organismo se regenera. A hormona do crescimento é libertada e nós podemos efectivamente recuperar das actividades quotidianas, bem como recuperar das actividades físicas como o treino. Costuma-se dizer que o descanso também é treino e de facto é parte integrante do treino, visto que sem ele não ocorrem os processos metabólicos necessários à reparação e construção dos tecidos musculares.
Num organismo treinado, com uma boa condição física, a queima de gordura é mais efectiva e, durante o sono podemos consumir por volta de 300 calorias. Já pensou bem? 300 calorias queimadas enquanto dorme?
Podemos aumentar as possibilidades de queimar gordura enquanto dormimos, mas para isso temos de ingerir gorduras de boas fontes, como a manteiga de amêndoa, por exemplo. Veja que refeições pode fazer antes de dormir que lhe garantem uma boa qualidade do sono, porque quanto melhor dormir, mais calorias gasta.

Homem, perímetro abdominal, barriga, gordura

Este processo é fundamental para o emagrecimento, visto que a sustentabilidade da massa muscular é determinante para a queima de gordura. O músculo é também ele um queimador de gordura, portanto quando conseguimos acertar as contas com o sono estamos a gastar mais calorias directa e indirectamente e a ingerir menos calorias.
Vantagens de uma boa noite de sono:
– mais energia para as tarefas diárias;
– maior gasto calórico;
– menor consumo de alimentos;
-mais capacidade de concentração;
– melhor memória;
– muito menos apetite;
– melhor saúde cardiovascular.

Nunca sentiu que quando passa uma má noite de sono que tem muito mais forme no dia seguinte?

Se as funções cerebrais não fizerem uma boa recuperação a sensação de fome no dia seguinte é muito superior o que vai condicionar muito o emagrecimento.
Por fim, atenção às dietas restritivas se for dormir com fome vai por em causa estas questões que foram desenvolvidas ao longo deste artigo.