////

Dicas para começar a correr no Verão

Dicas para começar a correr no Verão

Publicado a 18/12/2019

A corrida é a actividade física cardiovascular onde a frequência cardíaca (FC) é mais alta, e é no Verão a época do ano em que a FC média desta actividade é mais elevada. O calor aumenta consideravelmente a sudação, onde a perda de líquidos e sais minerais é muito superior, quando comparamos com qualquer outra altura do ano. Consequentemente, o desempenho do praticante é menor.
A recuperação dos treinos é também mais difícil e exigente. Quem começa nesta altura, pode ficar assustado e achar que correr é horrível e que não tem capacidade para o fazer. Idealmente, o melhor a fazer é começar a correr antes do Verão, para que o corpo tenha tempo para se adaptar e dar uma resposta positiva ao aumento da temperatura. Apesar de tudo, é possível começar a correr no Verão.
Naturalmente que quem começa não deve estar focado no ritmo, mas sim na duração, pensando sobretudo em minutos de prática por semana. Com ou sem calor quando se começa deve dar-se prioridade à duração do treino em intensidade baixa a moderada. Ao iniciar uma actividade regular como a corrida o organismo vai sofrer um conjunto de adaptações bastante significativas principalmente ao nível dos músculos inspiratórios e expiratórios, pulmões, circulação sanguínea, músculos, tendões, articulações, enfim há uma transformação geral no organismo, inevitavelmente.
Tendo em conta todas estas inevitáveis transformações não pode ter pressa quando iniciar esta actividade. Só o tempo é que vai permitir elevar o ritmo progressivamente à medida que o organismo assimila todas estas adaptações. Com o tempo quente deve escolher as horas mais frescas como o inicio da manha ou o inicio da noite para que o treino seja mais suportável. Se possível, deve ter um ponto de hidratação no trajecto, ou deve fazer-se acompanhar de uma garrafa de água para garantir a sua reposição à medida que vai perdendo água através da sudação.

Logótipo

Um personal trainer à sua medida

Parcerias

Pitada do Pai

Consiga os seus objetivos

A nossa equipa de Personal Trainers está ao seu lado, seja ao ar livre, no domicílio, no condomínio, ou até mesmo no acompanhamento Online.

Marcar aula gratuita

© Copyright 2023 Fiquemforma. Todos os direitos reservados | Developed by Dynamik

Whatsapp