Facebook Blog - Fiquemforma

Desconfinamento, treino e bem-estar.

Após esta fase em que a generalidade das pessoas foi levada a ficar retida em casa, existe agora uma necessidade maior de sair e fazer actividades que garantam a protecção e que sejam compensadoras. Não obstante, temos de alterar os hábitos de vida que tínhamos antes, a escolha das actividades terão de obedecer a critérios de segurança que deixem o stress do contágio para trás.
Depois deste período em que, necessariamente, houve menor actividade física, menos exposição solar, menor dispêndio energéctico, devem ser consideradas actividades que sejam precisamente o oposto da realidade que caracterizou o confinamento. Portugal é um país magnífico com lugares incríveis e neste nosso artigo destacamos a Casa Cerro da Correia.

Casa Cerro da Correia (Manteigas, Serra da estrela)

A Casa Cerro da Correia é a nossa proposta, ela está a 1000 metros de altitude e tem uma vista impressionante sobre o vale glaciar. Esta habitação está rodeada de locais maravilhosos onde podem ser realizados trilhos em regime de passeio, treino de marcha/corrida ou trail.
A mudança do quotidiano que a Serra e a Casa Cerro da Correia oferecem é realmente extremamente compensadora. Existem imensos trilhos para fazer em diversos locais próximos à casa.
A pureza do ar é dos aspectos que mais se evidenciam logo à chegada. A quantidade de líquenes presentes nas árvores que rodeiam a casa faz perceber que efectivamente é um local altamente saudável. O conforto desta casa típica do contexto serrano é também um ponto fortíssimo que destacamos. A Casa Cerro da Correia dá boa resposta para quem procura não só o lazer activo, mas também descanso e bem-estar.

Benefícios do Treino na Serra

O treino e o descanso em de altitude criam benefícios fisiológicos que são bastante procurados por atletas amadores e profissionais. A redução de oxigénio em altitude é o que faz com que o nosso organismo produza mais glóbulos vermelhos e essa adaptação promove uma melhoria da nossa condição física geral. Nesse sentido passar uns dias em altitude pode ser uma excelente forma de descansar e ao mesmo tempo obter alguns benefícios fisiológicos. A proximidade com a Torre convida a um treino a 2000 metros de altitude.
Nos diversos roteiros disponíveis para treino, o trabalho da força muscular integrado na corrida é uma das principais vantagens para quem olha para o treino de forma mais metódica e planeada. Falando especificamente de metodologia do treino, o saudoso Professor Moniz Pereira entendia que o treino de corrida devia ser variado e era contra à musculação com cargas externas. Por isso, entendendo que era importante que os corredores tivessem força muscular, criou o método a que chamou de “musculação natural”. A Serra da Estrela tem excelentes possibilidades para que seja trabalhado este domínio do treino, integrado na corrida.
Aqui fica a nossa sugestão para umas férias saudáveis, no interior de Portugal sem nunca esquecer o treino!