Facebook Blog - Fiquemforma

Como é ter um Personal Trainer?

O personal trainer avalia, planifica e ministra os treinos do praticante de actividade física que opta por ter esse tipo de acompanhamento. A formação dos personal trainers evoluiu muito e, hoje em dia, existem profissionais bem preparados em áreas tão distintas como o pré e pós parto, corrida, terceira idade e populações especiais, entre outros. Na Fiquemforma encontra profissionais com uma formação ecléctica.
Foi nos Estados Unidos que começaram a surgir os primeiros personal trainers, nos anos oitenta na área do cinema onde a exigência com o corpo era, já na época, muito forte. Os actores recorriam a técnicos de exercício físico para se poderem apresentar em forma perante as câmaras.
As vantagens de ser acompanhado por um PT são diversas.

Prevenção de lesões

Muitas vezes a dificuldade do aluno iniciante em executar os movimentos é apenas técnica. Mete carga a mais, ou a menos e geralmente tem pouca coordenação motora. Por estas razões os praticantes que retomam a actividade física acabam por se sentir frustrados porque apesar de treinarem, os resultados tardam em aparecer.Uma das vantagens de ter o acompanhamento de um personal trainer é sem dúvida a correcção técnica dos exercícios, o que acaba por ser determinante na prevenção de lesões e na obtenção de resultados. Outro aspecto importante é o planeamento personalizado, tendo como base as necessidades e possibilidades individuais. A avaliação dos resultados e a permanente actualização dos planos de treino é também uma vantagem central para quem beneficia de um serviço de PT.

Planos de treino iguais para vários meses?

Nunca fez sentido manter o mesmo treino duas vezes seguidas, quanto mais meses a fio. O corpo humano tem uma capacidade imensa para se adaptar ao novo estímulo e por essa razão temos de estar sempre a desafiá-lo para que o organismo possa estar sempre a tentar superar os novos desafios.

Gestão de expectativas

Na Fiquemforma acreditamos que vale sempre a pena falar a verdade. Dizer ao aluno o que precisa de fazer para atingir resultados pode ter dois desfechos diferentes – a desistência ou o aumento de motivação. É importante não iludir as pessoas que, muitas vezes, já tentaram mudar o estilo de vida mas ainda continuam a tomar o típico galão e a torrada com manteiga ao pequeno-almoço, ou acham que podem treinar duas vezes por semana e que isso é suficiente para atingir resultados. Lidar com a realidade, ter noções de como é o funcionamento do organismo é muito importante para a gestão das expectativas e para a auto-responsabilização.

// First try loading jQuery from Google's CDN // Fall back to a local copy of jQuery if the CDN fails window.jQuery || document.write('