Facebook Blog - Fiquemforma

Como deixar de Fumar?

Segundo o “European Social Survey” (41,4%) dos homens Portugueses fumam mais do que 20 cigarros diários. Paradoxalmente, as mulheres apresentam o mais baixo valor dos 21 países estudados, (14,7%).
São amplamente conhecidos os riscos que o consumo tabágico acarreta, porém temos ainda elevados consumos no género masculino, aqui a componente exercício físico pode ser também determinante por forma a diminuir e até mesmo a erradicar o consumo de tabaco. Na Fiquemforma já tivemos pessoas que nos procuraram para as ajudarmos a deixar de fumar através da prática orientada do exercício físico e que conseguiram chegar a bom porto.

O exercício físico é determinante para deixar de fumar

Uma das adaptações fisiológicas ao esforço físico é o aumento da capacidade pulmonar para receber oxigénio, o que leva a um aumento da condição física do praticante. Paralelamente a este beneficio físico, em termos emocionais e psicológicos o exercício regular aumenta a produção de endorfinas e outras substâncias responsáveis pelo prazer no cérebro humano, este factor contribui para que quem esteja a deixar de fumar possa atenuar a privação dos cigarros com o aumento da produção de serotonina, permitindo assim não se refugiar na comida que leva sempre ao aumento de peso quando se deixa de fumar.