Facebook Blog - Fiquemforma

Como controlar o colesterol?

O inimigo da saúde, o colesterol pode ser efectivamente controlado como sucede com muitos dos nossos clientes. Ao aumentarmos a intensidade do treino e ao realizarmos uma alimentação limpa estamos a contribuir e muito para termos os valores de colesterol normalizados.

Partilhamos por aqui a história de uma cliente nossa a que vamos chamar de Maria. A Maria toda a vida adulta teve colesterol elevado, os médicos foram-lhe dizendo que é um colesterol genéctico e efectivamente era, a sua mãe também teve sempre colesterol elevado e usava medicação. Entretanto com a adesão ao serviço de personal training da Fiquemforma, Maria, passou a aumentar a intensidade dos seus treinos, incluiu o trabalho de força conjugado com o trabalho de cardio e os resultados das análises começaram a modificar-se progressivamente. Houve um factor determinante, os treinos autónomos de cardio. Na Fiquemforma não damos apenas os treinos personalizados presenciais, facultamos aos nossos clientes os planos de treino online e nesse sentido interviemos nos treinos aeróbios. Então, Maria tinha o hábito de realizar marcha com as amigas, porém o ritmo das amigas era inferior ao de Maria, que já tinha capacidade para correr. Nesse sentido, começamos a introduzir um pouco de corrida nos treinos personalizados e prescrevemos também corrida com alteração de ritmos nos treinos online. Os resultados das análises foram surpreendentes.

É possível ver-se livre do colesterol?

Sim, é possível desde que a conjugação entre alimentação e treino seja consistente. Maria deixou os fármacos e hoje toma apenas um medicamento vegetal. O colesterol não é uma fatalidade e se houver uma boa prescrição de exercício físico e de nutrição, os resultados aparecem.

Intensidade do treino cardiovascular

Este é um dos pontos determinantes. É fundamental estar em zonas de desconforto para que o organismo se adapte e possa realizar esforços mais intensos que tenham implicações directas nos níveos de colesterol. As caminhadas não devem ser realizadas com a mesma atitude de quem vai passear, tem de haver intenção de acelerar o ritmo cardíaco que deve ser medido durante a caminhada, usando uma banda cardíaca ou um relógio com leitor de frequência cardíaca.