Facebook Blog - Fiquemforma

Caminhar é treino?

Caminhar, marcha, passear, rua

Foi caminhar e a sua frequência cardíaca não passa dos 120 batimentos por minutos (BPM)? Então a sua caminhada provavelmente já deixou de ser treino. 
Caminhar é uma actividade física inerente ao quotidiano do homem desde sempre. As caminhadas passaram a constar de um programa de exercício físico em consequência do sedentarismo. Claro que quem não anda a pé e tem pouco movimento no seu dia a dia tem de começar por caminhar, visto que não consegue correr/nadar/pedalar seguido durante muito tempo. Mas, idealmente depois de recuperar a condição física através da marcha devemos ambicionar um pouco mais e passar para uma actividade um pouco mais vigorosa. Em suma, na nossa opinião caminhar deve ser apenas desenvolvida no âmbito do treino como uma actividade transitória entre o sedentarismo e uma vida activa em que devem aparecer activividades um pouco mais exigentes como o jogging, a corrida, o ciclismo, a natação. Ao longo de muitas publicações que temos feito no nosso blog temos salientado sempre a importância de medir a sua frequência cardíaca durante o treino quando o objectivo é melhorar a sua capacidade cardiovascular e perder peso, só assim saberá se as suas caminhadas serão “locomoção” ou “treino”. 
Nota: A definição da Frequência Cardíaca de treino deve ser feita tendo em conta as características individuais.
Como Calcular a intensidade de treino?
Cálculos a fazer:
A – Frequência cardíaca teórica máxima (FCTM = 220 BPM-Idade)
B – Frequência cardíaca em repouso (FCR): Quando estiver tranquilo(a) conte os batimentos durante 10 segundos e multiplique por 6.
Para encontrar a intensidade de 60% faça: FCTM-FCRX60%/100+FCR
Exemplo para uma pessoa com 40 anos e uma FCR de 65BPM.
FCTM (180) -FCR (65BPM)X60%/100+FCR (65BPM)
180-65X60%/100+65=134 BPM
Portanto para esta pessoa com 40 anos e uma frequência cardíaca de 65 Batimentos entra em zona de treino moderado aos 134 Batimentos cardíacos. Entrará em zona de treino intenso a partir dos 145 BPM.
Nota 2: Estes cálculos são feitos para pessoas saudáveis sem limitações.