Facebook Blog - Fiquemforma

Alimentos benéficos para o Fígado

É importante conhecer a importância que o fígado tem no organismo humano. É o nosso grande filtro. Tem uma função desintoxicadora para nos por a salvo de substâncias agressivas para a nossa saúde, portanto na verdade o fígado tem a função de manter o nosso sangue limpo. Há alimentos que favorecem mais o funcionamento desde super-órgão.
Aquilo que comemos e bebemos passa pelo fígado. Neste sentido é interessante saber quais os alimentos que devemos privilegiar no sentido de manter o bom funcionamento do fígado e consequentemente do nosso organismo.

Quais os melhores alimentos para o Fígado?

Aveia

Um dos problemas que está relacionado directamente com o fígado é precisamente o fígado gordo. A aveia ajuda a combater este problema, uma vez que a aveia é um alimento que nos dá muita saciedade, visto que entra lentamente na corrente sanguínea. Comer alimentos de baixo valor glicémico e riscos em fibras ajuda muito na redução da gordura visceral.

Abacaxi

O abacaxi tem também excelentes resultados na limpeza do fígado das gorduras e toxinas.

Abacate

Já falámos no abacate noutro artigo, é um eficaz antioxidante que dá um contributo importante para a manutenção de saúde do fígado, muito por culta da glutamina que é um aminoácido vital para o bom funcionamento do organismo de uma forma geral e não só para a massa muscular.

Água

Temos insistido sempre muito neste ponto, a hidratação. Quer para regular o peso, quer para que o organismo não se sobrecarregue para manter a temperatura corporal a hidratação permanente é um factor de equilíbrio da nossa saúde orgânica.

Oleaginosas

As amêndoas devem estar sempre à mão. Têm diversas funções, para além de nos ajudarem a utilizar a gordura acumulada no corpo. Nós precisamos desta boa gordura para degradar a gordura que não nos faz falta. Hoje é sabido também que a ingestão de oleaginosas nos mantem afastados da Diabetes.

Batata doce

Tal como a aveia dá-nos uma boa saciedade e como é rica em Vitamina A também nos traz benefícios em termos de saúde orgânica, visto que fortalece o nosso sistema imunitário.
Beterraba
A beterraba também dá um bom contributo na purificação do sangue e no processo de produção de nutrientes.

Espinafre

Os famosos espinafres têm um enorme potencial no controlo dos níveis de glicose, reduz o risco de cancro, protege o coração e pode até mesmo melhorar a sensibilidade à insulina em Diabéticos.

Frutos vermelhos

São poderosos antioxidantes, ajudam fundamentalmente a desintoxicar o organismo. Chamados a sua atenção para a origem dos produtos. Os morangos são um excelente alimento, contudo a forma como são produzidos deixam muito a desejar. São sempre preferíveis as soluções biológicas.

Gengibre

Participa na secreção da bílis o que torna mais fácil a digestão de gorduras. É uma excelente ajuda para esta importante função do fígado.

Limão

Tem também funções depuradoras, é composto por antioxidantes, facilita a digestão e tem um papel importante também ao nível da produção enzimática.

Azeite virgem

É uma óptima fonte de gordura, tem também como função a protecção do fígado.

Existem outros alimentos com funções antioxidantes e protectoras. De uma forma feral, as frutas, legumes, e as fontes de boas gorduras, trazem múltiplos benefícios ao funcionamento do organismo. Uma boa hidratação, uma alimentação variada e orientada para o consumo de alimentos de baixo valor glicémico trazem benefícios duradouros para a saúde humana.