Facebook Blog - Fiquemforma

Abacate, Óleo de Coco, Manteiga de Amendoim e Azeite.

Hoje falamos sobre as fontes de boas gorduras  para a saúde. Destacamos o óleo de coco, o abacate, a manteiga de amendoim e o azeite.

Vantagens do Óleo de Coco
– Aumenta o funcionamento e a eficácia do metabolismo
Esta gordura representa uma fonte rica em triglicéridos de cadeia média que são rapidamente absorvidos pelo organismo potenciando assim de forma natural o número de calorias usadas pelo corpo humano. Se assim acontece a redução de gordura será facilitada pela própria gordura, não é estranho? Precisamos de gorduras para degradar as gorduras existentes no organismo de forma eficiente? Sim, é exactamente assim.
Segundo os estudos existentes se consumirmos entre 15 a 30 gramas de óleo de coco por dia podemos aumentar o nosso gasto calórico até 120 calorias diárias.
– Este óleo ajuda no funcionamento do cérebro.
Para além do poderoso contributo para a utilização de gorduras, os triglicéridos de cadeia média têm a capacidade de se tornarem em cetonas, nesse sentido podem também ser o combustível para as funções cerebrais.
Nestes estudos existem também referências ao papel positivo que o óleo de coco pode ter nas doenças que afectam o cérebro.
– Contribui para a diminuição da gordura perigosa, a gordura visceral e tem também a capacidade de ajudar na definição muscular.
– Funcionamento do Fígado
Fundamentalmente o Fígado é um filtro que se livra das toxinas das quais o nosso organismo não precisa.
Existem estudos que revelam que as funções protectoras do óleo de coco podem ajudar a defender o Fígado dos malefícios do álcool, por exemplo. O consumo regular deste óleo vai permitir reforçar o trabalho do fígado e expô-lo muito menos às toxinas.
Para além destes benefícios os estudos existentes referem que a actividade das enzimas benéficas ao nível do fígado também aumentam o que é digno de registo.
Outras vantagens do óleo de coco:
– Anti-inflamatório (Os estudos evidenciam que o uso regular desta gordura pode diminuir a quantidade de inflamações do corpo);
– Redução do stress oxidativo, o que beneficia muito o controlo dos radicais livres que comprometam a definição muscular e a própria saúde.
Portanto, na nossa opinião esta gordura pelas características que tem, deve ser usada diariamente em substituição da manteiga de origem animal, por exemplo.

Abacate
Benefícios:
– Hidratação da pele;
– Hidratação de Cabelo;
– melhoria da circulação sanguínea;
– Antioxidante;
– Controlo do colesterol;
– Reforça o sistema imunitário;
– Previne a ateroesclerose.

O Abacate tem um papel positivo também na performance desportiva.

Este fruto é rico em vitamina C e tem um papel importante na renovação da pele, garantindo a elasticidade da mesma. Efectivamente o abacate ajuda na manutenção da pele.

Em termos metabólicos o abacate ajuda a metabolizar as gorduras e aumenta a sua utilização, o que dá sentido à fama que é uma boa gordura.
Outro beneficio poderoso é o impacto que o abacate tem no controlo da produção do cortisol, a chamada hormona do stress que nos faz ganhar massa gordura na barriga. O abacate ajuda a reduzir a quantidade de cortisol e por essa razão ajuda no controlo da gordura corporal.
É ainda bastante poderoso na inibição do apetite pelo poder de saciedade que tem.

Em suma, há imensas razões fisiológicas e estécticas para escolher o abacate como uma das fontes de gordura no seu dia a dia.

Gordura boa, fibras, saciedade, saúde.

Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim é outra fonte de gordura boa. Os benefícios são semelhantes às outras gorduras presentes ao longo deste artigo.
– Controlo do colesterol;
– Fonte proteica;
– Antioxidante.
Como é uma boa fonte de vitamina E, a manteiga de amendoim é excelente no combate aos radicais livres.
– Controlo da pressão arterial
A presença da arginina leva a um relaxamento arterial que facilita o fluxo sanguíneo, o que é óptimo quer para o treino, quer para a recuperação, fundamentalmente na musculação.
– Saciedade e regulação do trânsito intestinal
Como tem uma significativa quantidade de fibras apresenta uma excelente sensação de saciedade e ajuda bastante na regulação do transito intestinal. Estes dois factores são primordiais no processo de emagrecimento.

Azeite Extra-virgem
Quais os benefícios do azeite?
– Controlo do colesterol;
– Prevenção da aterosclerose;
Os antioxidantes presentes no azeite são importantes para a prevenção das doenças do coração, cancro e diabetes tipo 2.
– Anti-inflamatório;
– Reforço do sistema imunitário;
– Controlo da pressão sanguínea, visto que favorece a vasodilatação dos vasos sanguíneos

Aconselhamos o azeite extra-virgem visto que mantém todas as boas características do produto. Neste sentido, a acidez não deve ultrapassar 0,8%.
Apesar de ser uma fonte de gordura excelente, o azeite continua a ser uma gordura e não devemos ultrapassar aquilo que são as nossas necessidades diárias. Por outro lado, o azeite deve ser consumido cru, visto que quando o fervemos perde as suas características e passa de gordura boa a gordura má. Para fazer bifes, por exemplo use o óleo de coco que aguenta altas temperaturas.